Mulheres na política

Fonte: UVESP (https://uvesp.com.br/portal/noticias/este-mapa-mostra-o-ano-em-que-as-mulheres-tiveram-o-direito-de-votar-em-cada-pais-do-mundo/)


O tema de nossas postagens é a violência contra a mulher. Esse tema sempre dá muitas reflexões, uma delas é a pequena participação da mulher na política. É possível que se tivéssemos mais mulheres em cargos políticos, provavelmente teríamos mais leis para protegê-las. 

O texto a seguir leva uma reflexão dessas, foi publicado em 16.09.2022 e vale a pena ser lido.


SE MULHER VOTASSE EM MULHER?

 


As mulheres na política, tanto no mundo como no Brasil, é fenômeno recente. É do século XIX que tem início a luta pelo movimento que tomou força nos Estados Unidos. 


Vale lembrar, que em 1789, na Revolução Francesa, a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão, considerava os homens como cidadãos, ela simplesmente não considerou as mulheres.


Olhando-se para o Brasil, as dificuldades não foram diferentes, pensou-se em dar o voto a mulher na constituição de 1891, mas isso não aconteceu. Foi em 1927, no Rio Grande do Norte, no município de Mossoró que uma mulher conseguiu ser eleitora, mas só em 1932, com o Novo Código Eleitoral é que as mulheres conseguiram o direito de votar e serem votadas.


Dados do IBGE demonstram, que em 2019, estima-se que nós, mulheres, somos 51,8% da população.

E se as mulheres votassem apenas em mulheres, qual seria o cenário brasileiro depois das eleições municipais?


Imagine a notícia de dezembro de 2020: “Brasil elege 5.570 prefeitas, e 89% das cadeiras nas câmaras municipais brasileiras são ocupadas por mulheres.” E o texto do jornal seria mais ou menos assim: 

“As mulheres venceram as eleições em todos os municípios brasileiros. 


Em 2009 quando a Lei 12.034 tornou obrigatório o percentual mínimo de 30% para candidaturas femininas, ninguém imaginava que um dia os municípios brasileiros estariam sob o comando das mulheres e as câmaras municipais teriam uma representatividade muito maior que o coeficiente normatizado por essa lei.”


E assim, o texto seguiria narrando os avanços da população feminina como chefes de família, nos cenários dos outros poderes como o judiciário, por exemplo, e até mesmo ocupando profissões, cujas tarefas, anteriormente, só os homens as executavam.


Ah, e ainda, o texto demonstraria que as mulheres vivem mais, cuidam mais da saúde, pois vão mais aos médicos do que os homens, e, conseguem dar conta de muitas tarefas 


E se as mulheres votassem apenas em mulheres, o que será que aconteceria?

 

Luci Bonini

Texto originalmente publicado no Jornal Hoje Diario: https://hojediario.com/categoria/colunistas/colunadalucibonini/page/5/, com autorização da autora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspectiva histórica dos Direitos da Mulher e a igualdade entre gêneros no Brasil

Violência contra a mulher: silêncios oprimem e matam. Disque denúncia, LIGUE 180.

Rotary e o Meio Ambiente – Projeto de Sustentabilidade