As raízes da iniciativa de erradicação da pólio do Rotary
Em 29 de setembro de 1979, voluntários deram as gotas da vacina oral antipólio a crianças em um posto de saúde em Guadalupe Viejo. O evento aconteceu na região metropolitana de Manila e contou com a participação de rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas.
Quando James
Bomar Jr., então presidente do RI, pingou as primeiras gotas da vacina na boca
de uma criança, ele lançou a iniciativa de vacinação contra a poliomielite nas
Filipinas. Foi assim que começou o primeiro projeto financiado com Subsídio
3-H.
Bomar e o
ministro da saúde das Filipinas, Enrique Garci, haviam assinado anteriormente
um acordo por meio do qual o Rotary International e o governo filipino se
comprometeram a vacinar cerca de 6 milhões de crianças contra a pólio. A
iniciativa se estenderia por vários anos e custaria cerca de US$760 mil.
Em uma
entrevista dada em 1993, Bomar lembrou que, durante a viagem, o irmão de uma
das crianças que ele havia vacinado puxou a perna da sua calça para chamar sua
atenção e disse: "Muito obrigado, Rotary”.
O sucesso do
projeto levou o Rotary a tornar a erradicação da pólio uma prioridade. O Rotary
lançou a campanha Pólio Plus em 1985 e foi membro fundador da Iniciativa Global
de Erradicação da Pólio em 1988. Graças à dedicação e trabalho do Rotary e dos
nossos parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral
contra a pólio.

Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário e contribua com conteúdo para o blog.