As raízes da iniciativa de erradicação da pólio do Rotary



(Sem Áudio)
           
 Momentos históricos: como começaram os esforços do Rotary para erradicar a pólio
A Campanha Pólio-Plus

Em 29 de setembro de 1979, voluntários deram as gotas da vacina oral antipólio a crianças em um posto de saúde em Guadalupe Viejo. O evento aconteceu na região metropolitana de Manila e contou com a participação de rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas.

Quando James Bomar Jr., então presidente do RI, pingou as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, ele lançou a iniciativa de vacinação contra a poliomielite nas Filipinas. Foi assim que começou o primeiro projeto financiado com Subsídio 3-H.

Bomar e o ministro da saúde das Filipinas, Enrique Garci, haviam assinado anteriormente um acordo por meio do qual o Rotary International e o governo filipino se comprometeram a vacinar cerca de 6 milhões de crianças contra a pólio. A iniciativa se estenderia por vários anos e custaria cerca de US$760 mil.

Em uma entrevista dada em 1993, Bomar lembrou que, durante a viagem, o irmão de uma das crianças que ele havia vacinado puxou a perna da sua calça para chamar sua atenção e disse: "Muito obrigado, Rotary”.

O sucesso do projeto levou o Rotary a tornar a erradicação da pólio uma prioridade. O Rotary lançou a campanha Pólio Plus em 1985 e foi membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988. Graças à dedicação e trabalho do Rotary e dos nossos parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspectiva histórica dos Direitos da Mulher e a igualdade entre gêneros no Brasil

Violência contra a mulher: silêncios oprimem e matam. Disque denúncia, LIGUE 180.

Rotary e o Meio Ambiente – Projeto de Sustentabilidade